Saúde

Preços dos medicamentos vão baixar em Abril

Os preços dos medicamentos de marca vão cair entre 4% e 6% a partir do próximo domingo, consequência da revisão anual.
Versão para impressão
Os preços dos medicamentos de marca vão cair entre 4% e 6% a partir do próximo domingo, de acordo com informações avançadas pelo Diário Económico. A descida é consequência da revisão anual dos preços que obriga Portugal a alinhar o custo dos fármacos com a média praticada em Espanha, Itália e Eslovénia, países de referência por imposição da “troika”.
 
A descida do preço dos medicamentos de marca deverá também influenciar o preço dos genéricos, que vão ser acertados no início de Maio, já que o custo destes não pode ser superior a metade do preço do medicamento original.
 
Esta redução anual não se observou o ano passado devido a um acordo entre o Ministério da Saúde, à época liderado por Ana Jorge, e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma). No entanto, o novo ministro da saúde, Paulo Macedo, pretende levar a descida avante, ameaçando mesmo proceder a uma diminuição administrativa dos preços se a indústria farmacêutica resistir.
 
Ainda assim, o ministro deverá ter de oferecer alguma contrapartida às farmacêuticas, tendo já reconhecido, segundo o Diário Económico, a necessidade de encurtar prazos e melhorar a legislação para incrementar a realização de ensaios clínicos, sobretudo em fases iniciais. 

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório