Sociedade

Portugueses vencem concurso de cartazes da UE

No âmbito do 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a Comissão Europeia lançou a 4ª edição do concurso de cartazes "Desenha-me um direito!". O desafio foi proposto aos jovens europeus com idades entre os 10 e 18 anos e a equipa po
Versão para impressão
No âmbito do 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a Comissão Europeia lançou a 4ª edição do concurso de cartazes “Desenha-me um direito!”. O desafio foi proposto aos jovens europeus com idades entre os 10 e 18 anos e a equipa portuguesa da Escola Secundária do Forte da Casa (RIFS) conquistou o primeiro prémio da categoria 15-18 anos.

O concurso foi lançado ainda em 2009, no mês de novembro, mas a cerimónia europeia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 10 de maio. Os cartazes concebidos pelos jovens – que tiveram de trabalhar em equipas de, pelo menos, quatro elementos – deveriam ilustrar um dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.

O cartaz elaborado pelos alunos da Escola Secundária do Forte da Casa (na foto) ilustra o direito à educação e foi considerado o melhor entre os 3.895 cartazes submetidos a concurso na mesma categoria (15-18 anos). 

“Garantir e promover os direitos das crianças é a melhor forma de celebrar o 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, afirmando ao mesmo tempo um valor europeu fundamental”, declarou o Vice-Presidente Jacques Barrot aquando do lançamento do concurso. “Trabalhar em grupo grupo na Convenção sobre os Direitos da Criança dará aos jovens um melhor conhecimento dos seus direitos, permitindo-lhes assim invocá-los sempre que necessário”, acrescentou.

Os melhores cartazes serão apresentados nos sítios Web das Representações da Comissão nos Estados-Membros e no servidor Europa. Poderão igualmente vir a ser utilizados em futuras campanhas europeias.

[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Melo Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório