Ambiente

Portugueses em 2º na “maratona ecológica”

O Eco Veículo desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conquistou o segundo lugar na categoria Protótipos na Shell Eco-Marathon, considerada a mais prestigiada prova internacional de eficiência energétic
Versão para impressão
O Eco Veículo desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conquistou o segundo lugar na categoria Protótipos na Shell Eco-Marathon, considerada a mais prestigiada prova internacional de eficiência energética. Com apenas um litro de gasolina sem chumbo 95, o veículo da FCTUC percorreu 2.204,4 quilómetros.

Na classificação geral da Shell Eco-Marathon Europe, o Eco Veículo desenvolvido por alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC ficou em oitavo lugar, numa prova que contou com a participação de 221 equipas de alunos do ensino secundário e superior, oriundas de 24 países europeus.

Esta foi a melhor prestação portuguesa na prova que se realizou no
passado fim de semana, no Circuito de Lausitz, Alemanha.

O Politécnico de Nantes venceu a prova com um recorde: utilizando também apenas o equivalente a um litro de gasolina, o veículo da equipa francesa percorreu 4.896,1 quilómetros. Esta distância corresponde praticamente a um percurso entre o Cabo Norte da Noruega e o sul da península italiana.

Outras quatro instituições de ensino portuguesas estiveram também presentes no evento: a Universidade do Minho e o Instituto Superior Técnico conquistaram os 23º e 29º lugares da geral, respetivamente; a Escola Secundária Alcaides de Faria e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu ficaram no top 40, em 36º e 37º lugares.

Saiba mais aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório