Ciência

Portugueses desenvolvem tecido que não se suja

Toalhas e guardanapos à prova de vinho, café e óleo e um interruptor de luz digital embebido em ladrilhos são algumas das inovações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI) que estão prestes a chegar ao merc
Versão para impressão
Toalhas e guardanapos à prova de vinho, café e óleo e um interruptor de luz digital embebido em ladrilhos são algumas das inovações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CENTI) que estão prestes a chegar ao mercado.

O interruptor de luz “Sensortile” resulta “da aplicação de um material inteligente na cerâmica que responde ao toque” e vai ser submetido à entidade de certificação para depois poder ser comercializado pela empresa de cerâmicas Dominó, em Condeixa, responsável por lançar o desafio ao CENTI.

“O desafio partiu da indústria de cerâmicas Dominó, que alertada pelos arquitetos sobre a [falta de] estética dos interruptores, nos levou a desenvolver um ladrilho que é um interruptor de iluminação”, explicou à Lusa António Vieira, director do CENTI.

Tecido “easy-clean”

O tecido “easy-clean”, um têxtil com capacidade de repelência à sujidade e que por isso “não se suja”, que foi desenvolvido no CENTI em parceria com a empresa Têxteis Penedo e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário (Citeve), também vai chegar ao mercado “nos próximos meses”.

“Utilizamos uma formulação química que inclui nanomateriais que não deixam os líquidos penetrar no tecido”, explicou António Vieira, realçando que “o tecido passou em todos os testes com vinho, café e óleo e resistiu a várias lavagens”.

A inovação está em testes industriais para ser fabricado em grande série pela têxtil de Guimarães, enquanto os investigadores do CENTI continuam a tentar optimizar as qualidades da “toalha easy-clean”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório