Negócios e Empreendorismo

Portuguesa transforma cápsulas de café em joias

A preocupação com a constante inovação conjugada com uma consciência ambiental responsável é a característica que define o trabalho de Sofia Canas da Mota.
Versão para impressão

Inovação e consciência ambiental são as duas prioridades do trabalho da jovem designer Sofia Canas da Mota. Dando uma nova vida ao material que os outros consideram lixo, a artista criou a coleção “Joalharia de Café” a partir de cápsulas de café tranformadas em joias e outros acessórios.

Colares, malas, brincos, pregadeiras, cintos são alguns dos artigos que fazem parte desta coleção criada sob o selo SofiaCmota – Joalharia e Eco-Design. Em declarações ao Boas Notícias, Sofia explica que a questão ambiental foi incorporada no seu trabalho, gradualmente, devido à educação que recebeu em casa.

 “De início dedicava-me à joalharia contemporânea tradicional, mas a minha educação em casa sempre foi muito ecológica, sempre houve a preocupação de reciclar, reutilizar, não deitar restos fora e ao criar os primeiros objetos (a partir de cápsulas de café), em 2009, começou a fazer sentido transportar esta educação que eu tinha para a empresa”, refere a artista, de 27 anos.

Sofia Mota começou por recolher as cápsulas “entre a família e os amigos, de boca a boca, mas com a participação em feiras e eventos a recolha alargou-se”. “Hoje em dia já temos clientes, escolas e grandes empresas que juntam as cápsulas para nós depois recolhermos”, explica.

Processo de produção que conjuga o clássico e o moderno

Dedicando-se a tempo inteiro a esta atividade, Sofia Canas alia as cores e a maleabilidade das cápsulas a materiais mais clássicos para criar esta linha. Esta componente é o que torna estes artigos tão distintos dos restantes existentes no mercado.

“As cápsulas de café são lavadas e trabalhadas manualmente até estarem completamente prontas para depois juntar com um material que as enalteça e juntos criarem uma peça interessante”, explica a artista.

De entre todos os artigos disponíveis – cujos preços variam entre os 7.5 euros e os 85 euros – aqueles que são mais vendidos são os colares e os brincos que complementam a 'toilette' com um elemento único.

Image and video hosting by TinyPic 

Sucesso crescente junto do público

A evolução da empresa tem registado um crescimento gradual, que se tem consolidado de ano para ano. A joalheira refere que a aceitação da parte do consumidor tem conduzido a uma atualização da mesma: “A coleção tem sido constantemente aumentada, melhorada e atualizada com novos artigos, pois a resposta do público tem sido bastante positiva”.

Para a artista, o sucesso que a coleção tem feito, nos últimos três anos, reflete a crescente preocupação dos portugueses com o meio ambiente e a necessidade de reciclar os materiais em desuso criando produtos diferentes e novos no mercado.

Para o futuro, Sofia afirma que para já “não está previsto a criação de uma nova linha”, mas a possibilidade não está descartada. Por agora, o consumidor pode aproveitar para comprar os produtos por via telefone, por correio eletrónico ou numa das seis lojas nacionais ou os cinco pontos de venda na Bélgica, Espanha, França, Irlanda e Itália que vendem estes acessórios originais “amigos do ambiente”.

Clique AQUI para aceder ao site da empresa SofiaCmota – Joalharia e Eco-Design e AQUI para aceder à página no facebook

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório