Sociedade

Português vence prémio nas Olimpíadas de Química

Pela primeira vez desde que iniciou a participação na competição (em 2003), a equipa portuguesa teve duas classificações acima dos 50% e uma Menção Honrosa na 42ª Olimpíada Internacional de Química - IChO que decorreram no Japão esta semana, conforme
Versão para impressão
Pela primeira vez desde que iniciou a participação na competição (em 2003), a equipa portuguesa teve duas classificações acima dos 50% e uma Menção Honrosa na 42ª Olimpíada Internacional de Química – IChO que decorreram no Japão esta semana, conforme informou em comunicado a Sociedade Portuguesa de Química.

A menção honrosa foi conseguida por Jorge Pedro Martins Nogueira, finalista da Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança, onde acabou o liceu com uma média final de 19,9 valores.

Jorge Nogueira mostrou-se “orgulho” por ter conseguido “o primeiro prémio para Portugal, ainda que seja apenas uma menção honrosa”. Ainda que os outros três colegas não tenham alcançado nenhum prémio, esta foi a melhor participação portuguesa de sempre.

A equipa portuguesa que se deslocou ao Japão é ainda constituída pelos alunos Gonçalo Vitorino Bonifácio, da ES José Saramago (Mafra), Marta Cristina Neves Aguiar da ES de Homem Cristo (Aveiro), e Alexandre Faia Carvalho da ES/B3 de Peniche.

Os alunos foram acompanhados pelas docentes do Departamento de Química da Universidade de Aveiro que coordenaram a preparação, Amparo Faustino e Diana Pinto.

As Olimpíadas Internacionais de Química têm provas de elevado grau de exigência, com um programa de química de grande extensão. O desempenho dos alunos é não só condicionado pela qualidade do ensino secundário de cada país mas também pelo número de anos de preparação específica.

A menção honrosa alcançada no Japão dá o direito a Jorge Nogueira à presença direta, em outubro, nas Olimpíadas Iberoamericanas, de onde quer trazer a medalha de ouro, conforme garantiu à TSF.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório