Sociedade

Português vence competição internacional de trompete

Ricardo Matos, finalista do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), venceu a competição individual de trompete da Conferência Anual da Internacional Trumpet Guild, uma organização internacional com 5.000 membros de 56 países.
Versão para impressão
Ricardo Matos, finalista da Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), venceu a competição individual de trompete da Conferência Anual da Internacional Trumpet Guild, uma organização internacional com 5.000 membros de 56 países.

A competir com músicos dos Estados Unidos e da Malásia, o aluno do IPCB foi o único finalista europeu nesta categoria. Citado pela Lusa, Ricardo Matos referiu que a vitória foi possível graças a um trabalho “que tem de ser árduo e ao mesmo tempo focado naquilo que deve ser feito”.

O trompetista natural de Tarouquela, em Cinfães, é aluno de António Quítalo, professor da Esart e primeiro trompete solista na Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos, que explicou que, no concurso, “há uma pré-seleção de candidatos de todo o mundo, que é avaliada por um painel de jurados e depois de todos esses elementos são escolhidos três”.

Ricardo Matos foi avaliado por um júri composto pelos músicos da Yamaha Stephen Burns e Jens Lindemann e ainda por Thomas Hooten, o trompetista principal da Filarmónica de Los Angeles.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub