Ciência

Português premiado com investigação sobre o suicídio

NULL
Versão para impressão
As mulheres que se prostituem na rua têm uma maior tendência para se suicidarem. Foi esta a conclusão de um estudo desenvolvido por Alexandre Teixeira, investigador português, distinguido em Pequim no 26º Congresso Mundial da Associação Internacional para a Prevenção do Suicido (IASP).

A concurso estiveram 106 posters e 150 comunicações, dos quais três posters e duas comunicações eram portuguesas.

O trabalho de Alexandre Teixeira, realizado no âmbito da sua tese de mestrado em Medicina Legal no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi premiado como um dos melhores posters na competição. “Foi uma enorme honra ser distinguido entre posters de tantos países e de tantos autores de referência mundial”, contou ao Ciência Hoje.

O seu trabalho processou-se na cidade do Porto, onde o psicólogo reside. A ideia surgiu da falta de informação que existe sobre o tema, ou seja, sobre a relação entre a prostituição e o suicídio “Esta falta de informação levou-me a querer saber mais, pelo que a única alternativa era ir para o terreno investigar”, conta o Ciência Hoje.

Os resultados indiciam uma maior prevalência de comportamentos suicidas entre as prostitutas de rua. A razão provém ainda muito do estigma que existe em relação a estas mulheres.

“Agora que temos mais alguns dados sobre o tema, podemos e devemos aprofundar o conhecimento uma vez que este primeiro estudo apenas nos permitiu um vislumbre sobre a relação destes dois fenómenos”, refere Alexandre Teixeira.

“É importante também pensar em estratégias que permitam reduzir o peso e o estigma que estas mulheres carregam, de forma a diminuir a prevalência de comportamentos suicidários”, cita o Ciência Hoje.
 
Para o investigador, a distinção conseguida na China é uma “honra”, mas também um compromisso para continuar a procurar respostas sobre o tema.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório