Ciência

Português ganha maior prémio científico europeu

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos vai receber uma bolsa de investigação no valor de 2,4 milhões de euros do European Research Council. Trata-se do maior prémio científico europeu, que assim é atribuído, pela primeira vez, na área das ciências so
Versão para impressão
O sociólogo Boaventura Sousa Santos vai receber uma bolsa de investigação no valor de 2,4 milhões de euros do European Research Council. Trata-se do maior prémio científico europeu, que assim é atribuído, pela primeira vez, na área das ciências sociais.

A bolsa destina-se a financiar o projeto “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, no qual Boaventura Sousa Santos defende a “ecologia dos saberes”, ou seja, o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos existentes no globo.

Um comunicado emitido pela Universidade de Coimbra, refere que o objetivo do projeto “é desenvolver um novo paradigma teórico para a Europa baseado em duas ideias principais: o conhecimento do mundo excede em muito o modo como a Europa o vê; a transformação social, política e institucional da Europa beneficiará bastante com a compreensão das inovações que estão a ocorrer em muitos países e regiões com quem a Europa tem, cada vez mais, relações de interdependência”.

A investigação desenvolver-se-á, de forma articulada, em países como Bolívia, Brasil, Equador, Índia, África do Sul, França, Itália, Reino Unido e Portugal, por uma equipa de 12 pessoas. Serão abordados quatro tópicos: a democratização da democracia; o constitucionalismo intercultural; as outras economias; e os direitos humanos (com especial incidência no direito à saúde).

Boaventura Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia e diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sendo esta última a instituição ao abrigo da qual se vai desenrolar o projeto ALICE.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub