Sociedade

Português eleito Fotógrafo Europeu do Ano

André Boto é o primeiro fotógrafo português distinguido como Fotógrafo Europeu do Ano pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) nas categorias Comercial e Ilustrativa. A eleição, a que concorreram 700 fotógrafos europeus com mais de duas mil fotogr
Versão para impressão
[Fotografia: © André Boto]

André Boto é o primeiro fotógrafo português distinguido como Fotógrafo Europeu do Ano pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) nas categorias Comercial e Ilustrativa. A eleição, a que concorreram 700 fotógrafos europeus com mais de duas mil fotografias, decorreu esta semana na Alemanha com a presença dos vencedores de cada categoria e que concorriam ao título.

“É uma grande honra estar no top dos fotógrafos europeus. Um enorme prazer. Além disso, consegui trazer o nome de Portugal cá fora. Não só do país, como da AFP e dos fotógrafos portugueses”, declarou ao tvi24.pt André Boto.

André Boto de 25 anos é natural de Lagos e, desde a sua formação na escola Oficina da Imagem, já ganhou 68 concursos em Portugal. Em junho, foi também o primeiro português a receber o certificado MQEP – Master Qualified European Photographer, também pela FEP.

O seu trabalho de fotografia conceptual rompe com os cânones da fotografia tradicional e é influenciado, em grande parte, pelo surrealismo e pelo mundo onírico.

No total da competição, o fotógrafo português arrecadou cinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. A imagem que lhe valeu o primeiro lugar na categoria de Ilustração valeu-lhe também o prémio de Fotógrafo Europeu do Ano.

Sobre o trabalho, conta ainda que foi um projeto que começou “há um ano e meio” e que de início o objetivo era de apenas uma imagem, mas “o desafio do professor Carlos Marques” levou-o a produzir mais imagens e a compor uma exposição. “Acabei por chegar às 20 ilhas”, relata.

Retrato e publicidade são outras duas vertentes a que se dedica este fotógrafo freelancer.Pode ver mais fotografias no site oficial de André Boto.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório