Cultura

Português é finalista do Prémio Literário Europeu

O escritor João Tordo é o único português entre os finalistas do Prémio Literário Europeu, tendo sido nomeado pela edição francesa da sua obra "O Bom Inverno" ("Le Bon Hiver"). O vencedor vai ser anunciado em Bruxelas a 5 de Dezembro.
Versão para impressão
O escritor João Tordo é o único português entre os finalistas do Prémio Literário Europeu, tendo sido nomeado pela edição francesa da sua obra “O Bom Inverno” (“Le Bon Hiver”) traduzida por Dominique Nedellec e publicada pela Actes Sud. O vencedor da competição vai ser anunciado em Bruxelas no próximo dia 5 de Dezembro. 
 
A informação foi avançada pela Dom Quixote, que editou, em Agosto de 2010, “O Bom Inverno”, que vai atualmente na 4ª edição, através de uma nota de imprensa. De acordo com a editora, este é um “romance absorvente e magnificamente narrado” em que “João Tordo coloca a sua arte ao serviço de uma história carregadade suspense”.
 
O livro fala de um narrador frustrado e hipocondríaco que se desloca a Budapeste, capital hungara, onde acaba por conhecer um escritor italiano mais jovem e enérgico que o convence a viajar com ele até Itália, onde o famoso produtor de cinema Don Metzger reúne um leque de convidados excêntricos numa casa escondida no meio de um bosque. 
 
Para além de “O Bom Inverno” (“Le Bon Hiver”), a editora francesa Actes Sud publicou também o romance “As Três Vidas” (“Le Domaine du Temps”), que valeu a João Tordo, em 2009, o Prémio José Saramago. 
 
Entre os galardões que já conquistou está, além desse, o Prémio Jovens Criadores 2001, ganho oito anos antes. João Tordo foi ainda finalista dos prémios Portugal Telecom, Fernando Namora e Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores.
 
Até à data, o autor publicou, além de “O Bom Inverno” e “As Três Vidas”, os romances “O Livro dos Homens sem Luz” (2004), “Hotel Memória” (2007) e “Anatomia dos Mártires” (2011). 

Clique AQUI para aceder ao blog do escritor português. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório