Inovação e Tecnologia

Português cria calculadora para deficientes motores

José Cecílio, um investigador da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma calculadora adaptada para crianças com deficiências motoras. A ideia já está a ser usada na Escola Básica Feliciano Oleiro, em Almada.
Versão para impressão
José Cecílio, um investigador da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma calculadora adaptada para crianças com deficiências motoras. O aparelho já está a ser usado na Escola Básica Feliciano Oleiro, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada.

O desenvolvimento deste equipamento, que tem formato semelhante a um 'tablet', veio na sequência de um desafio de Cecília Tomás, uma professora de Educação Especial deste agrupamento de escolas que acompanha uma menina de oito anos, portadora de tetraparesia discinética (um tipo de paralisia cerebral).

A docente incentivou o Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UC a desenvolver uma aplicação de cálculo numérico para o sistema operativo Android, especificada para crianças com incapacidades motoras graves, como a Inês, explica um comunicado da UC enviado ao Boas Notícias.

Desta forma, José Cecílio, aceitou o desafio e criou a 'CalcZapper' (fotografia à esquerda), uma calculadora adaptada constítuida por um sistema que percorre conjuntos de teclas.

Quando o utilizador pretende um determinado algarismo, basta apenas apertar um botão de pressão para ativar o grupo correspondente, passando o varrimento a ser feito dentro do conjunto de teclas selecionadas, permitindo chegar ao número desejado.

“Pressionando um simples botão, é possível aceder a qualquer elemento da calculadora. Além de possuir a funcionalidade para utilizadores com incapacidades motoras, a CalcZapper mantém todas as características de uma calculadora convencional e por isso pode ser utlizada por qualquer cidadão”, explica o investigador, citado pelo mesmo comunicado.

Neste momento, a ideia de José Cecílio já está a ser usada no Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, o que deixa o investigador “muito feliz”.

Veja AQUI o vídeo demonstrativo da 'CalcZapper'.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório