Saúde

Portugal tem máquina para fisioterapia sem gravidade

A Clínica de Espregueira Mendes, no Porto, inaugurou o primeiro equipamento anti-gravidade do país que possibilita tratar as lesões desportivas, adaptando a carga do tratamento ao problema do atleta.
Versão para impressão
A Clínica de Espregueira Mendes, no Porto, inaugurou o primeiro equipamento anti-gravidade do país que possibilita tratar as lesões desportivas, adaptando a carga do tratamento ao problema do atleta. Anulando a força da gravidade, este novo aparelho permite fazer fisioterapia como se estivesse em solo lunar.
 
O novo Alter G é um equipamento anti gravidade de reabilitação, treino e prática segura de exercício. Graças à tecnologia da NASA incorporada, o Alter G permite reduzir o peso do corpo até 80%.

Para isso, usa a tecnologia de pressão diferencial de ar, permitindo criar e regular uma pressão positiva até à cintura da pessoa, de acordo com as indicações e condições mais adequadas à saúde de cada um.

João Espregueira Mendes, diretor da Clínica Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence, explica que “o sonho de uma reabilitação após uma lesão ou  uma cirurgia é a possibilidade de a poder realizar sem limites de movimento e sem que a carga (apoio no solo) a possa prejudicar”.

“O Alter G anula a força da gravidade e permite realizar fisioterapia (correr ou mobilizar o membro inferior) como se o doente estivesse em solo lunar – sem força da gravidade terrestre. Isto permite uma reabilitação mais rápida e com muito menos riscos”, acrescenta o responsável.


O equipamento reduz o peso até 80%, sendo que na marcha e na corrida há possibilidade de redução de peso personalizada, opções de velocidades até 19 KM/h, e a utilização por pessoas com peso até 181 KG.

O médico ortopedista explica que “este tapete permite o exercício com ausência quase total do peso corporal durante o exercício. É assim possível reduzir o peso de uma pessoa com 90 Kg a apenas 18KG, o que possibilita uma reabilitação mais rápida, sem dor e mais segura. O treino e a recuperação desportiva beneficiam muito da segurança oferecida pela redução elevada de impacto”.

Por outro lado, o diretor clínico salienta que “no caso das pessoas com excesso de peso ou obesidade, o impacto pode prejudicar gravemente as articulações, pelo que o recurso ao tapete anti gravidade é uma enorme mais-valia para a prática segura de exercício e, ao mesmo tempo, um fator extraordinário de motivação, uma vez que permite à pessoa em questão antecipar as sensações prazerosas e à melhoria funcional que resulta da diminuição do peso”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório