Sociedade

Portugal sobe no ranking da igualdade de género

Portugal subiu do 46º em 2009 para o atual 32º lugar na lista do Global Gender Gap Report2010 elaborado pelo Fórum Económico Mundial que avalia os países de acordo com a igualdade de género. A melhoria registada deve-se em parte à maior presença das
Versão para impressão
Portugal subiu do 46.º em 2009 para o atual 32.º lugar na lista do Global Gender Gap Report2010 elaborado pelo Fórum Económico Mundial que avalia os países de acordo com a igualdade de género. A melhoria registada deve-se em parte à maior presença das mulheres na vida política nacional.

De acordo com o relatório do Fórum Económico Mundial divulgado esta semana, Portugal inverteu a tendência de descida dos últimos anos e avançou 14 posições, graças à melhoria de indicadores como a participação na força de trabalho das mulheres e o número de ministras.

Em 2009, Portugal ocupava a 46ª posição num grupo de 134 países desta lista que mede a igualdade através de um conjunto de indicadores como a participação económica e oportunidades, percurso académico, saúde e esperança de vida ou poder político.

Portugal está pior classificado em termos de saúde e esperança de vida (71.º lugar), onde se incluem o rácio de nascimentos por sexo e a esperança de vida saudável, mas alcançou a 32.ª posição no que diz respeito ao poder político (inclui mulheres no parlamento, mulheres em posições ministeriais e chefes de estado).

A Islândia está no topo da lista da igualdade de género, enquanto o Chade, Paquistão, Mali e Iémen ocupam os últimos lugares. A Espanha está na 11.ª posição.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório