Negócios e Empreendorismo

Portugal é o mais inovador dos países do sul da Europa

Portugal é o mais inovador entre os países do sul da Europa, ultrapassando, inclusive, a vizinha Espanha. As conclusões são do barómetro de inovação da COTEC, segundo o qual, este ano, Portugal subiu duas posições relativamente a 2013, ocupando, agor
Versão para impressão
Portugal é o mais inovador entre os países do sul da Europa, ultrapassando, inclusive, a vizinha Espanha. As conclusões são do barómetro de inovação da COTEC, segundo o qual, este ano, Portugal subiu duas posições relativamente a 2013, ocupando, agora, a 29ª posição no 'ranking' composto por 52 países. 
 
De acordo com o relatório, a recuperação portuguesa permite que o país se volte a aproximar da média global. Depois de melhorar em todas as dimensões da análise – condições, recursos, processos e resultados -, Portugal figura entre os países considerados 'inovadores moderados'. 
 
Este mesmo grupo conta também com a presença de países anglo-saxónicos (Canadá e Austrália), da Europa do Sul (Espanha e Itália), do Leste da Europa (Estónia, República Checa, Eslovénia, entre outros) e ainda China e Israel. Em 2014, o 'ranking' anual de inovação da COTEC (Associação Empresarial Para a Inovação) continua a ser liderado pela Suíça, que, inclusive, ganhou terreno relativamente à Finlândia, em segundo lugar.
 
A melhoria mais significativa registada em Portugal aconteceu ao nível dos processos, o que corresponde a uma maior agilização, fundamental para a passagem de conceito a produto o mais rapidamente possível. Esta recuperação permite ao país voltar a aproximar-se da média global, superando a Espanha e a média dos países PECO (Países da Europa Central e Oriental).
 
A maior queda aconteceu no pilar capital humano, incluído na análise aos recursos,  justificada pela menor despesa em educação, pelo menor número de doutorados em Portugal e pelas crescentes dificuldades em atrair e reter talento. 
 
Além disso, apesar da crescente visibilidade em termos de inovação, Portugal continua a ser visto como um 'país cigarra', ou seja, que ainda desperdiça as condições e os recursos que detém.
 
A COTEC Portugal foi criada em Abril de 2003 com a missão de promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em território nacional, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país.

Consulte AQUI, em detalhe, os resultados do barómetro de inovação 2014.

Notícia sugerida por André Luís

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub