Cultura

Portugal com três pré-nomeações para os Óscares

NULL
Versão para impressão
O tema “Já não estar” – interpretado por Camané no documentário “José & Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes – acaba de ser pré-selecionado para o Óscar de Melhor Canção Original. Já os filmes portugueses “José & Pilar” e “Mistérios de Lisboa” foram pré-nomeados para Óscar de Melhor Filme.

A lista dos pré-nomeados ao Óscar de Melhor Filme conta com um total de 265 candidatos com títulos como “Nos Idos de Março”, de George Clooney, “Melancholia”, de Lars von Trier, “Drive”, de Nicolas Windfing Refn, “Carnage”, de Roman Polanski, “Hugo”, de Martin Scorsese, “A Árvore da Vida”, de Terrence Malik, “A Toupeira” de Tomas Alfredson e “As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne”, de Steven Spielberg.

As duas produções portuguesas entraram na lista divulgada hoje pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, por cumprirem os requisitos, entre eles ter tido estreia comercial nos Estados Unidos e ter estado pelo menos sete dias consecutivos em cartaz.

Para além de Melhor Filme e Melhor Canção Original, “José e Pilar” é também o candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O documentário retrata o processo criativo de José Saramago, Nobel da Literatura em 1998 e a sua relação com a esposa, Pilar del Rio, os leitores e o mundo.

A banda sonora foi maioritariamente composta por David Santos e conta com mais de 40 temas. Camané, Paco Ibañez, Pedro Granato e Adriana Calcanhotto são alguns dos muitos outros artistas que também deram o seu contributo nesta longa de Miguel Gonçalves Mendes, podendo os seus temas ser desde já ouvidos no CD editado com a banda sonora do filme.

Entre os outros 38 pré-candidatos a Melhor Canção Original, encontram-se temas de filmes como “Os Marretas”, “As Serviçais”, “Rio” e “Happy Feet Two”. No caso do fado de Camané, a letra é de Manuela de Freitas e a música de José Mário Branco.

Uma comissão selecionada pela Academia irá ouvir estes 39 temas escolhidos no próximo dia 5 de Janeiro. Após as audições, os membros da Academia irão determinar os nomeados que serão anunciados a 24 do mesmo mês, a par dos restantes seleccionados para as demais categorias dos prémios da Academia.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira,Marta Vieira, Vítor Fernandes, Raquel Baêta e Teresa Carvalho]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub