Fitness & Bem-estar

Portugal celebra Dia da África

A celebração do segundo maior continente do mundo acontece este ano sob o mote "Construir e Consolidar a Paz através do Desporto", a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul. No dia 25 de maio de 1963 é criada a Organ
Versão para impressão
A celebração do segundo maior continente do mundo acontece este ano sob o mote “Construir e Consolidar a Paz através do Desporto”, a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul. O dia de África nasceu associado à criação da Organização da Unidade Africana (OUA), no dia 25 de maio de 1963. Nove anos mais tarde, as Nações Unidas instituíram a data como o Dia da Libertação de África.

Para João Ferreira Dias, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira, “a data deve servir de pano de fundo para a reflexão sobre o devir do continente africano”.

“A concertação política e económica não esgotam nem devem esgotar as relações multilaterais. O diálogo intercultural, real e vivido, deve estar sempre presente. Precisamos fazer mais no Dia de África. É preciso pensar África”, refere em comunicado oficial da entidade.

Comemorações em LX e no Porto

Em Portugal, a efeméride é celebrada pelas muitas comunidades africanas espalhadas pelo país. Em Lisboa, o Chapitô promove a música africana, com as atuações de Bonga, Guto Pires e André Cabaço, entre outros, no próximo dia 30 de maio, pelas 22h00. Como não poderia deixar de ser, a programação inclui ainda animação circense, dança e teatro.

As comemorações estendem-se ao Porto, onde a Associação N’gola e a Cooperativa Cultural Atlas organizam diversas atividades que envolvem a reflexão, a gastronomia, as artes plásticas, a música, a dança e a moda, a decorrer no dia 29 de maio.

O envolvimento dos estudantes africanos em território português é significativo, estando confirmadas as participações da Associação de Estudantes Angolanos (AMMA) e da Associação de Estudantes de São Tomé e Príncipe nascelebrações a ter lugar na Cidade Invicta.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório