Inovação e Tecnologia

Porto: Táxis testam tecnologia para diminuir acidentes

NULL
Versão para impressão
No Porto, 448 táxis da cooperativa Raditáxis estão equipados com uma tecnologia experimental, de comunicação entre veículos, que pretende aumentar a segurança rodoviária. Esta inovação faz parte de um estudo que levará ao avanço da indústria automóvel.

Segundo o site oficial do projecto, o objetivo é desenvolver uma rede de comunicação entre os veículos que seja a base de novas funcionalidades que permitam o aumento da segurança rodoviária, a gestão e orientação do trânsito e o entretenimento a bordo das viaturas.

A tecnologia foi desenvolvida através de uma parceria entre as faculdades de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Carnegie Mellon University, dos EUA, e as empresas NDrive e Geolink. Este projeto, intitulado Drive-In Porto, é o resultado de um protocolo entre o Estado português e a Carnegie Mellon University.

A substituição dos atuais sistemas de comunicação entre veículos (buzina, piscas, faróis e luzes de travagem) por uma rede que permita transmitir informação entre automóveis, pode diminuir significativamente o número de acidentes de viação.

Inovações tecnológicas trazem grandes mudanças

Os automóveis vão poder comunicar entre si e terão capacidade autónoma de decisão: num cruzamento, os veículos poderão decidir qual deles cede a prioridade. Os semáforos vão poder ser dispensados e os carros poderão conduzir-se sem intervenção humana.

Se o automóvel fizer uma travagem brusca, por exemplo, os condutores que o seguem conseguem receber essa informação, evitando-se um choque em cadeia. Os automóveis serão ainda como indicadores de trânsito, informando uns aos outros quais os melhores caminhos e quais aqueles onde existe maior engarrafamento.

No entanto, tudo isto só será possível após a instalação de uma nova rede de comunicação. É neste sentido que os táxis do Porto estão a ser testados.

A partir de agosto, estes táxis vão começar a utilizar uma antena que permitir-lhes-á comunicar através de uma variante da rede Wi-Fi. Esta mudança será o início de uma nova etapa no desenvolvimento do projeto e os táxis do Porto serão como “cobaias” onde será testada esta nova forma de comunicação entre veículos, que dará orgigem a várias inovações tecnológicas do futuro.

Uma oportunidade de mercado

Por outro lado, estes carros têm muito mais que vantagens de segurança e informação de trânsito. Esta tecnologia pode trazer uma nova oportunidade de mercado para as empresas.

O sistema vai permitir que um condutor receba publicidade projetada no pára-brisas do carro. Esta publicidade, como já acontece em algumas páginas da Internet, pode ser personalizada, tendo em conta os hábitos e os interesses de quem segue no automóvel.

Pode aceder AQUI ao site oficial do projecto.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório