Ciência

Porto de Mós: Investigador vence Prémio IBM

O investigador Samuel Martins, do Instituto Superior Técnico (IST), recebe, esta segunda-feira, o prémio nacional IBM 2009, no valor de 15 mil euros. Samuel destacou-se por ter ajudado a tornar os simuladores de aceleradores de partículas a laser-pla
Versão para impressão
O investigador Samuel Martins, do Instituto Superior Técnico (IST), recebe, esta segunda-feira, o prémio nacional IBM 2009, no valor de 15 mil euros. Samuel destacou-se por ter ajudado a tornar os simuladores de aceleradores de partículas a laser-plasma mais eficazes.

O seu trabalho, intitulado “Exploração dos futuros aceleradores laser-plasma com simulações numéricas massivamente paralelas em referenciais de Lorentz arbitrários” permite “implementar um novo método em que a simulação numérica seja até mil vez mais rápida” que aquela que era conseguida até aqui, explica o investigador à imprensa regional.

Os simuladores numéricos por computador facilitam as experiências em simuladores de partículas “reais” que são, explica Samuel Martins, “caros e complexos”. O trabalho do jovem investigador no IST e na University of California at Los Angeles tornou, assim, a tarefa mais célere e simplificada, permitindo modelizar pela primeira vez a próxima geração de aceleradores a laser-plasma.

As experiências foram realizadas com recurso ao maior super-computador do mundo em termos de processadores – situado em Jügene, na Alemanha -, mas também ao ISTCluster, o maior super-computador existente em Portugal.

A cerimónia de entrega do prémio, a decorrer no IST, é presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

O prémio IBM foi instituído em 1990, distinguindo os investigadores de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal comprovadamente há pelo menos três anos, com menos de 36 anos de idade, que tenham levado a cabo trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório