Ciência

Pneu esférico promete reinventar a roda

Foi no Motor Show Internacional de Genebra que a Goodyear introduziu uma proposta futurista para automóveis autónomos: um pneu esférico que funciona por levitação magnética, suspendendo o automóvel sobre as rodas.
Versão para impressão
Afinal ainda é possível reinventar a roda. Um pneu esférico que  funciona por levitação magnética, suspendendo o automóvel sobre as rodas, pode revolucionar a indústria automóvel.

O projeto foi apresentado este mês, pela Goodyear, no Motor Show Internacional de Genebra. O pneu Eagle-360 ainda é conceptual, mas a fabricante de pneus garante que o formato esférico oferece “maior capacidade de manobra, segurança e conetividade”.

O pneu pode ser impresso em 3D, é personalizável para se adaptar aos diferentes tipos de asfalto e inclui sensores capazes de ler as condições da estrada (por exemplo se está húmida iu seca) e de adaptar a velocidade do automóvel automaticamente.

Pensado para carros sem condutor

Em 2035 serão vendidos 85 milhões de veículos autónomos em todo o mundo, segundo estimativas da Navigant Research. Também de acordo com o J.D. Power 2015 US Tech Choice Study, os consumidores preocupam-se sobretudo com a segurança no que diz respeito a carros autónomos.

“A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus vão desempenhar um papel cada vez mais importante como elo de ligação principal à estrada”, diz em comunicado Joseph Zekoski, vice-presidente sénior e diretor técnico da Goodyear.

“Os pneus concetuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração”, diz o responsável.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório