Cultura

Pianista português é bronze em concurso internacional

João Guilherme Teixeira, aluno do primeiro ano de licenciatura do curso de Música da Universidade de Aveiro, foi distinguido com o 3º prémio na mais recente edição do prestigiado Concurso Internacional de Santa Cecília, que se realizou entre os dias
Versão para impressão
João Guilherme Teixeira, aluno do primeiro ano de licenciatura do curso de Música da Universidade de Aveiro, foi distinguido com o 3º prémio na mais recente edição do prestigiado Concurso Internacional de Santa Cecília, que se realizou entre os dias 5 e 10 de Junho no Porto.

O jovem, que frequenta a classe de piano do experiente pianista Álvaro Teixeira Lopes, foi o único português premiado no conjunto das categorias A e B.

Foi em duas rondas, a primeira com “Prelúdio e Fuga BWV 848″ de Bach, Estudo Opus 25, nº 11” de Chopin e “Scherzino” de Armando José Fernandes, e a segunda com “Variações em Fá Menor” de Haydn e “Balada nº 1, Opus 23”, de Chopin, que o aluno do primeiro ano de Música da classe de Álvaro Teixeira Lopes conseguiu convencer o júri internacional do Concurso Sta. Cecília.

João Teixeira começou a ter aulas de piano aos 14 anos, mas só aos 17 se tornou uma prática mais regular, sendo que um ano depois passou a ser seguido por Álvaro Teixeira Lopes, no Curso de Música da Universidade de Aveiro.

Para além das provas de piano, realizaram-se também provas de violoncelo e de guitarra, nas quais os concorrentes foram postos à prova e avaliados por um júri composto por músicos de diversas nacionalidades.

Aos seus 20 anos, João Teixeira já conseguiu ser premiado em diversos concursos. Apesar de ter outras áreas de interesse, o jovem pianista pretende seguir a sua carreira como músico, avança um comunicado de imprensa da Universidade de Aveiro.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório