Negócios e Empreendorismo

Petróleo: 49 milhões investidos em Portugal

NULL
Versão para impressão

A companhia canadiana Mohave Oil & Gas decidiu investir 49 milhões de euros para encontrar hidrocarbonetos em Portugal, disse esta quinta-feira à agência Lusa o diretor-geral da empresa, o português Arlindo Alves.

De capitais canadianos, a Mohave Oil & Gas opera em Portugal há 18 anos e dispõe de cinco concessões de prospeção: três ‘onshore’ (de perfuração em terra), em Aljubarrota, Rio Maior e Torres Vedras e duas ‘offshore’ (no mar), São Pedro de Moel e Cabo Mondego. Segundo o diretor-geral, este investimento integra intervenções a realizar nas cinco concessões.

O responsável sublinhou, no 26º dia de prospeção no mar, que “as operações estão e correr muito bem” e que “é difícil” que os dados recolhidos não confirmem a existência de petróleo na costa portuguesa.

Esta operação – que decorre no mar até meados de setembro – envolve uma embarcação que reboca dez cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento e cem metros de distância entre cada um deles (um quilómetro de largura total). O objetivo é perceber onde existe petróleo e que zonas podem ser perfuradas.

Estes cabos são capazes de, através de sensores, assinalar a leitura do choque de ondas sonoras, previamente enviadas, com a superfície do oceano.

Desta forma, os geólogos e geofísicos passam a conhecer as formações
rochosas no subsolo do leito marítimo e dizer onde “perfurar”.

Para que a operação resulte, o navio tem de navegar a uma velocidade constante (sem pausas). No entanto, é importante contar com impedimentos que possam surgir, como, por exemplo, a existência de vento ou de ruídos exteriores de outras embarcações.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório