Saúde

Perder até 300 calorias em quatro minutos

Acabaram-se as desculpas da falta de tempo para praticar exercício físico! Uma nova modalidade de treino de intensivo, de apenas quatro minutos, permite perder até 300 calorias.
Versão para impressão
Acabaram-se as desculpas da falta de tempo para praticar exercício físico! Uma nova modalidade de treino de intensivo, de apenas quatro minutos, permite perder até 300 calorias – o equivalente a um treino moderado de longa duração.

O professor japonês Izumi Tabata desenvolveu um treino de alta intensidade, conhecido por high-intensity interval training (HIIT), que garante estimular a força dos músculos e melhorar o sistema cardiovascular dos atletas, como num treino normal de corrida ou bicicleta.

É um treino simples, de apenas quatro minutos, com séries intensivas de vinte segundos e apenas dez segundos de descanso entre cada uma delas. De acordo com Tabata, qualquer exercício pode ser aplicado a este treino, sendo que o ideal é não trabalhar o mesmo grupo muscular em dias consecutivos.

Mais do que intensidade, o segredo do treino é ter objetivos e estabelecer metas, para fazer o máximo de repetições possíveis em cada série. No total, o HIIT é composto por oito séries e deve ser praticado cinco vezes por semana.

O professor Tabata comprovou os resultados deste treino através de um estudo em que comparou duas equipas japonesas de patinagem, durante seis semanas, uma com treinos longos e moderados e outra com treinos intensivos de quatro minutos.

A vantagem em relação ao treino tradicional é que, além de curto, o HIIT permite queimar até 150 calorias nas 12 horas após o treino, mesmo em repouso.

No entanto, Tabata recomenda que o atleta procure aconselhamento médico antes de iniciar o treino e, posteriormente, tenha um treinador que regule a intensidade da atividade física.

Clique AQUI para saber mais (em inglês) sobre este tipo de treino de alta intensidade.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub