Sociedade

Penafiel apoia empresas na contratação de jovens

A câmara de Penafiel vai disponibilizar um apoio de 125.000 euros às empresas locais que aderiram ao programa "Impulso Jovem" do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) com vista à contratação de 300 jovens.
Versão para impressão
A câmara de Penafiel vai disponibilizar um apoio de 125.000 euros às empresas locais que aderiram ao programa “Impulso Jovem” do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) com vista à contratação e ingresso de 300 jovens da cidade no mercado de trabalho. 
 
No final da cerimónia de assinatura do protocolo entre o município e o IEFP, realizada esta terça-feira nos Paços do Concelho de Penafiel, o vice-presidente da autarquia, Antonino Sousa, explicou à Lusa que a verba se destina a ajudar as companhias a assumir a comparticipação de 20% nas remunerações dos jovens.
 
“Os tempos são difíceis, mas não nos conformamos com isso, daí termos avançado com este apoio, que é pioneiro a nível nacional”, sublinhou o governante, que esclareceu que as empresas poderão admitir os jovens para estágios do ano e, em determinados casos, não terão de suportar quaisquer encargos: 80% da remuneração será apoiada pelo IEFP e o restante pela câmara. 
 
O programa “Impulso Jovem” comparticipa a 100% a remuneração na admissão do primeiro estagiário mas, nos seguintes, a ajuda baixa para os 80%. É nessas situações que a autarquia se propõe ajudar, colmatando as dificuldades das empresas e ajudando os jovens a ingressar no mercado de trabalho. 
 
Segundo Antonino Sousa, o reforço da dotação financeira anunciada poderá acontecer “as vezes que forem necessárias” se o montante não for suficiente para corresponder à procura por parte das empresas. 
 
Além do apoio financeiro, a autarquia vai divulgar o programa e organizar sessões de esclarecimento, bem como ajudar as companhias na preparação técnica das candidaturas com recurso à empresa “Penafiel Ativa”, especializada na área da formação. 

Apoio de Penafiel é pioneiro a nível nacional
 

Em declarações à Lusa, o delegado regional do IEFP, César Ferreira, confirmou que este pacote de apoio da câmara de Penafiel é pioneiro a nível nacional e é um modelo para outros apoios do género que estão a ser negociados em vários pontos do país.
 
O delegado deixou um elogio ao envolvimento da autarquia na procura de soluções para combater o desemprego e disse esperar que o apoio, conciliado com outros prestados pelo IEFP “que têm sido melhorados” possam contribuir para a diminuição desse flagelo naquela região. 
 
César Ferreira considerou ainda que o apoio que a autarquia pretende disponibilizar é “muito importante para as empresas”. “O orçamento deste programa vai ser esgotado, porque as empresas precisam de mão-de-obra qualificada, inovação e sangue novo e os nossos jovens precisam de oportunidades de trabalho”, concluiu. 

Notícia sugerida por Ana Oliveira

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub