Sociedade

Pedicab: Táxi a pedais chega na Primavera a Lisboa

Um novo conceito de táxi está a chegar a Lisboa. No início da Primavera, já vai ser possível percorrer a cidade num táxi movido a pedais: o Pedicab. Um veículo mais ecológico que promove a mobilidade sustentável, contam os mentores do projeto ao Boas
Versão para impressão
Um novo conceito de táxi está a chegar a Lisboa. No início da Primavera, já vai ser possível percorrer a cidade num táxi movido a pedais: o Pedicab. Um veículo mais ecológico que promove a mobilidade sustentável, contam os mentores do projeto ao Boas Notícias.

Por Sara Cunha

 
Os famosos táxis a pedais – popularmente chamados de riquexós e muito utilizados nos países asiáticos, nos EUA e em algumas das principais cidades da Europa – vão ser agora lançados em Lisboa pela Pedicab Portugal. 
 
A ideia partiu da loja Bike Pop, associada à Post – Cooperativa de Ação e Intervenção Cultural, que tem vindo a implementar uma série de iniciativas ligadas aos veículos de duas rodas.
 
“O Pedicab é uma forma de mostrar que se pode dar um uso diferente às bicicletas”, revela Sandro Araújo, responsável pelo projeto, ao Boas Notícias.

Sandro defende que os táxis a pedais têm várias “vantagens em relação aos outros transportes”: “São mais ecológicos. Não fazem barulho, não produzem poluição, são seguros e nalguns casos são mesmo mais rápidos. Vão contribuir para mudar a tendência de utilizarmos só a bicicleta para uso pessoal”.

O objetivo do projeto passa por “criar uma nova área de negócios no âmbito do espaço Bike Pop, aumentar a mobilidade dos clientes e criar postos de trabalhos sustentáveis”. O projeto tem já vários interessados dispostos a 'dar ao pedal' pelas ruas da cidade, tornando-se assim numa nova espécie de taxistas.

Primeiros Pedicab pedalam na Primavera
 

Nesta fase inicial, a Pedicab vai ter apenas dois táxis que têm estado a ser testados e que “vão estar a funcionar a 100% a partir da Primavera”, já que “a utilização do veículo é mais agradável com o bom tempo”.
 
Os táxis a pedais, com capacidade para cerca de 320 quilos, são auxiliados por um motor elétrico e transportam no máximo três pessoas. Os preços das viagens ainda estão a ser definidos mas haverá um “conjunto de tarifas fixas de acordo com distâncias pré-definidas”. Este serviço está pensado para funcionar até as duas da manhã.
 
Para poder usufruir do táxi a pedais o utilizador pode fazer uma marcação pelo telefone ou através de um site, ainda em desenvolvimento, onde poderá encontrar tudo sobre os pedi cabs. Também é possível marcar uma viagem dirigindo-se à Bike Pop, localizada no Largo do Intendente, em Lisboa.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub