Mundo

Passageiro faz aterrar avião após desmaio do piloto

Um passageiro fez aterrar, com sucesso, um avião ultraleve depois de o piloto com quem viajava ter perdido os sentidos ao comando da aeronave. Embora sem qualquer experiência, o homem, a única pessoa a bordo além do piloto, conseguiu aterrar em segur
Versão para impressão
Um passageiro fez aterrar, com sucesso, um avião ultraleve depois de o piloto com quem viajava ter perdido os sentidos ao comando da aeronave. Embora sem qualquer experiência, o homem, a única pessoa a bordo além do piloto, conseguiu uma aterragem em segurança no aeroporto de Humberside, em Inglaterra.
 
Depois de uma chamada telefónica feita, em desespero, pelo indivíduo a dar conta da situação, o aeroporto mobilizou rapidamente uma equipa médica, bem como equipas de polícia e bombeiros, e chamou à torre de controlo dois instrutores de voo que explicaram ao passageiro como fazer descer a aeronave.
 
Roy Murray, um dos instrutores que ajudou o homem na aterragem, disse à BBC que o passageiro, que tinha partido, na companhia do piloto, do aeródromo de Sandtoft, a cerca de 40km, fez um “trabalho notável”.
 
“Ele não conhecia a configuração do avião, não tinha luzes, portanto estava a voar às cegas. Penso que já tinha voado como passageiro, mas nunca tinha conduzido uma aeronave”, contou Murray, que tentou manter o indivíduo o mais calmo possível ao longo do processo, já que “a última coisa que se quer [numa situação semelhante] é entrar em pânico”.
 
Apesar das dificuldades, o avião acabou por aterrar sem problemas à quarta tentativa, arrancando aplausos de todos os que se encontravam na torre de controlo. “É um sentimento fantástico saber que consegui ajudar e que, provavelmente, salvei a vida de alguém”, confessou o instrutor de voo.
 
“Creio que sem qualquer assistência da nossa parte o avião acabaria por se despenhar e teria sido o fim”, acrescentou, aproveitando, no entanto, para elogiar o sangue frio do passageiro. “Foi uma aterragem muito boa”, realçou.
 
O homem sobreviveu ao incidente sem quaisquer ferimentos. Embora tenha recebido assistência, o piloto acabou por falecer. De acordo com a polícia britânica, a causa da morte está ainda por apurar.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório