Portugal Excelência

Paris: Peça portuguesa atinge valor recorde em leilão

Uma peça de ourivesaria da autoria de Luiz Ferreira, joalheiro português, atingiu um valor recorde num leilão em Paris. O veado de prata foi arrematado por 140 mil euros num evento onde estiveram presentes outros trabalhos de marcas como a Cartier e
Versão para impressão
Uma peça de ourivesaria da autoria de Luiz Ferreira, joalheiro português, atingiu um valor recorde num leilão em Paris. O veado de prata foi arrematado por 140 mil euros num evento onde estiveram presentes outros trabalhos de marcas conceituadas como a Cartier e a Tiffany.

Em declarações ao Boas Notícias, Maria do Rosário Ferreira, filha do joalheiro portuense falecido em 1994, afirmou que as peças do pai “sempre foram muito apreciadas no estrangeiro, embora, não tivessem tanto reconhecimento em Portugal”.

A peça que atingiu agora um valor recorde no leilão parisiense organizado pela Le Brech&Associés, em Maio, é um veado de 63 cm, em prata, com olhos em jade e outros elementos – como os chifres e os cascos – em marfim.

Criada por Luiz Ferreira há cerca de 25 anos, a peça foi arrematada por 140 mil euros: um preço mais de 20 vezes superior ao valor pelo qual foi originalmente vendida: cinco mil euros. No leilão, foram vendidas mais 11 peças do artista português, todas arrematadas por um valor muito superior ao original.

Maria do Rosário conta que as peças de Luiz Ferreira “participam muitas vezes noutros leilões onde são imediatamente rematadas”. De facto, a arte de Luiz Ferreira conquistou verdadeiros “fãs por todo o mundo que não dispensavam uma peça sua”, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos.

Elogiado pela rainha Isabel II

Image and video hosting by TinyPicA rainha Isabel II de Inglaterra é uma das personalidades que possui uma peça assinada pelo joalheiro do Porto: uma grande salva de prata que lhe foi oferecida pelo governo português, numa receção no Palácio da Ajuda. A filha do ourives contou ainda que o pai foi “convidado para o evento e chegou a falar com a rainha, que já conhecia o seu trabalho e de quem recebeu muitos elogios”.

Entre os clientes famosos, destacam-se, também, Richard Nixon, antigo presidente dos Estados Unidos, a Duquesa de Alba, os reis de Espanha, a dona da Rede Globo no Brasil, Rute Marinho, e as casas Chanel e Dior.

A obra de Luiz Ferreira (na foto acima) destaca-se pelo requintado tratamento de materiais nobres e de pedraria, trabalho que os filhos e uma sobrinha pretendem manter vivo. “Queremos continuar, mas o estado do país e a crise podem vir a complicar as coisas. Para já, estamos a conseguir”, sublinha. 

Uma continuidade que está, para já, garantida através das três lojas com o selo deste artista da ourivesaria nacional que existem no país: duas no Porto e uma em Lisboa.

Clique AQUI para visitar o site da marca Luiz Ferreira.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub