Ambiente

Pacífico tem o maior santuário de tubarões do mundo

NULL
Versão para impressão
Foi criado, no oceano Pacífico, o maior santuário de tubarões do mundo. O governo das Ilhas Marshall foi o motor da ideia que pretende, acima de tudo, proteger estes animais seriamente ameaçados pelos pescadores furtivos e pela comercialização de produtos derivados como as barbatanas.

Esta nova área de conservação tem uma dimensão de quase dois milhões de quilómetros quadrados, o equivalente à área do México ou da Arábia Saudita.
As Ilhas Marshall vão proibir a pesca comercial ao tubarão e o comércio de todos os derivados destes animais.

Os tubarões que foram capturados por acidente terão de ser libertados ainda vivos e determinadas artes de pesca serão banidas daquelas águas, explica a BBC. Quem violar estas regras arrisca-se a multas que podem chegar às 200 mil libras.

O governo daquelas ilhas do Pacifico trabalhou em conjunto com o Pew Environment Group, uma organização ambiental americana que identificou as nações-arquipélago mais capazes de oferecer grandes ''ganhos'' em termos de conservação marinha, devido à vasta proporção de suas águas territoriais.

“Saudamos a República das Ilhas Marshall por colocar em prática a forte legislação para proteger os tubarões que nós já vimos”, disse Matt Rand, diretor global de conservação de tubarões da instituição. “É reconhecida por todos os líderes a importância de conservar populações de tubarões saudáveis”.

Este arquipélago com 68 mil pessoas vive essencialmente do turismo e, apesar de pequeno, as suas águas guardam o maior lugar de proteção de tubarões.

As Ilhas Marshall seguem, com esta medida, o caminho do Palau que, há dois anos, tinha o maior santuário mundial de defesa dos animais. Também no ano passado foi assinada uma declaração entre oito países, entre eles México, Honduras e Maldivas, para a adoção de mais medidas de proteção aos tubarões de todo o mundo.

Estima-se que um terço dos tubarões oceânicos integra a reconhecida Lista Vermelha de Espécies Animais. Os tubarões são uma espécie que se reproduz lentamente, o que faz deles animais vulneráveis.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório