Mundo

Paciente de transplantes vitais é agora médica

Com 32 anos, a britânica Allison John já foi submetida a quatro transplantes de órgãos vitais: pulmão, coração, fígado e rins. Não só sobreviveu às cirurgias como conseguiu, recentemente, formar-se em medicina pela Universidade de Cardiff, no País de
Versão para impressão
[Foto: © Caters]

Com 32 anos, a britânica Allison John já foi submetida a quatro transplantes de órgãos vitais: pulmão, coração, fígado e rins. Não só sobreviveu às cirurgias como conseguiu, recentemente, formar-se em medicina pela Universidade de Cardiff, no País de Gales.

Num espaço inferior a 10 anos, Allison foi operada por quatro vezes, devido à fibrose cística – doença que ataca principalmente os pulmões e dificulta a absorção de gorduras e outros nutrientes dos alimentos – que lhe foi diagnosticada com apenas seis semanas de vida, e todas as complicações que daí resultaram para o fígado, rins e coração.

“A minha vida tem sido uma montanha-russa e foi necessário um longo período para chegar aqui, mas consegui”, disse Allison, em declarações à BBC.

De facto, entre tantas adversidades, a britânica conseguiu concluir os seus estudos na área de neurociência e, posteriormente, ingressou na faculdade de medicina. Essa vitória ajudou-a a manter-se positiva: “Não sei por quanto tempo os meus órgãos transplantados permanecerão saudáveis. Mas recuso preocupar-me com o futuro. O que é que importa, quando o presente é tão bom?”, afirmou.

Paralelamente, Allison John tem sido uma voluntária ativa ao serviço da fundação para o fígado do País de Gales. A sua missão passa por promover a doação de órgãos – generosidade sem a qual a jovem “não estaria viva”.

A recém-formada doutora acredita que a sua experiência como paciente vai ajudá-la no seu trabalho como médica: “Depois de tudo o que vivi, acho que posso usar essas experiências que tive com médicos bons e menos bons para ajudar os outros”, contou à BBC.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório