Saúde

Paciente com transplante total de rosto teve alta

O espanhol que se submeteu ao primeiro transplante de rosto total do mundo teve alta esta segunda-feira e mostrou-se perante a comunicação social, pela primeira vez desde a sua cirurgia, realizada em março. Espera-se que o homem de 31 anos recupere a
Versão para impressão
[Foto: © AP]

O espanhol que se submeteu ao primeiro transplante de rosto total do mundo teve alta esta segunda-feira e mostrou-se perante a comunicação social, pela primeira vez desde a sua cirurgia, realizada em março. Espera-se que o homem de 31 anos recupere até 90% das suas funções faciais.

De acordo com o Hospital Vall d’Hebron (Barcelona), onde a operação foi realizada, o paciente foi capaz de falar nos últimos dois meses e recuperou a sensibilidade na maior parte do rosto e, em parte, o movimento dos músculos.

Outro bom indicador verificou-se uma semana após a operação: o paciente teve que fazer a barba por causa do crescimento de pêlos.
Além disso, também já é capaz de ingerir líquidos e alimentos macios.

O chefe da equipa cirúrgica do Hospital Vall d’Hebron, afirmou que o paciente precisará ainda de um ano a um ano e meio de fisioterapia para recuperar de forma considerável.

A cirurgia a que o espanhol se submeteu, em março, durou 24 horas, com os transplantes de queixo, nariz, maçãs do rosto, músculos, dentes e pálpebras, colocados como uma máscara.

Óscar – como foi identificado – foi descrito como sendo um agricultor com graves deformações faciais que o incapacitavam de respirar ou comer sozinho, após ter atirado acidentalmente em si mesmo há cinco anos.

Óscar prestou os seus agradecimentos à equipa médica e ao seu dador. Uma jovem mulher anunciada como sua irmã, não identificada para proteger a privacidade da família, disse que o seu irmão está ansioso para desfrutar de “pequenas coisas, como caminhar até a rua sem que ninguém olhe para ele, ou sentar-se para uma refeição com a família. Fazer coisas que todos nós fazemos num dia normal”, disse à imprensa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório