Inovação e Tecnologia

Ovelhas “dizem” a pastores que há lobos por SMS

Um biólogo suíço está a desenvolver um aparelho eletrónico que poderá permitir, brevemente, aos rebanhos "enviar" uma mensagem de telemóvel ao pastor como pedido de ajuda quando estiverem a ser perseguidas ou atacadas por lobos.
Versão para impressão
Um biólogo suíço está a desenvolver um aparelho eletrónico que poderá permitir, brevemente, aos rebanhos “enviar” uma mensagem de telemóvel ao pastor como pedido de ajuda quando estiverem a ser perseguidas por lobos ou em vias de ser atacadas.
 
Trata-se de uma espécie de colar desenvolvido por Jean-Marc Landry, perito em lobos, que consegue monitorizar o ritmo cardíaco das ovelhas e detetar quando este se encontra demasiado acelerado, denunciando o medo. 
 
Para testar a eficácia do aparelho, que ainda se encontra em fase de protótipo, Landry tem levado a cabo vários testes na Suíça envolvendo 12 ovelhas.  Os testes com o colar, que têm incorporados monitores de ritmo cardíaco como os usados pelos corredores profissionais nos treinos, mostraram que, em situações de pânico, o coração destes animais – que em descanso regista entre 60 a 80 batimentos por minuto – bate três vezes mais depressa.
 
Segundo a BBC, os colares, que deverão começar a ser produzidos no Outono, poderão proteger as ovelhas de três formas diferentes: através de um “chip” móvel que alertaria o pastor por mensagem de texto em caso de perigo, através de um ruído alto que sirva de sinal de alarme ou, finalmente, por meio da libertação de um químico capaz de repelir os lobos.
 
A criação é especialmente importante no contexto da Suíça, onde tem aumentado o número de ovelhas atacadas, em especial em propriedades pequenas onde os pastores não têm um cão-guarda. Porém, este colar inovador está também a despertar interesse noutros países, nomeadamente a França e a Noruega.

[Notícia sugerida por David Ferreira, Elsa Martins e Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório