Espetáculos e Exposições

Os mais famosos baralhos de cartas da Real Fábrica

NULL
Versão para impressão

A Casa da Moeda inaugura esta terça-feira a exposição Cartas da Real Fábrica que vai expor os cinco baralhos de cartas mais famosos impressos na Real Fábrica de Cartas de Jogar. Vão ser também mostrados ao público documentos do Arquivo Histórico da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e elementos físicos que fazem parte da produção dos baralhos.

Depois de 12 anos de investigação, Fernanda Frazão reuniu a documentação e espólio da Imprensa Régia e Real Fábrica, antiga INCM, que vai estar exposta a partir de hoje.

Os visitantes vão poder ver réplicas dos cinco baralhos mais famosos, e dois baralhos originais cedidos por colecionadores particulares. Um é do tipo espanhol de Lourenço Solésio fabricado no final do século XVIII, e o outro é um baralho para truques de ilusionismo fabricado no primeiro quartel do século XIX.

Além disso “vai ser possivel observar alguns dos elementos físicos que fizeram parte da produção [das cartas] à época, tais como o bloco xilográfico, as chapas calcográficas e as respetivas folhas de prova de estampa”, explica o press release da Casa da Moeda. Na exposição encontra-se também a maqueta do edifício antigo da Impressão Régia, criada em 1768 pelo Marquês de Pombal.

A inauguração ocorre esta terça-feira às 17h30 e a entrada é gratuita. A exposição pode ser vista até ao final do ano, nos dias úteis, entre as 9 e as 19 horas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório