Sociedade

ONU divulga em Lisboa oportunidades de carreira

Lisboa recebe, entre 5 e 7 de Junho, uma delegação da ONU que vai deslocar-se a Portugal para divulgar oportunidades de carreira com o objetivo de aumentar o número de trabalhadores portugueses naquele organismo.
Versão para impressão
Lisboa recebe, entre 5 e 7 de Junho, uma delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) que vai deslocar-se a Portugal para divulgar oportunidades de carreira com o objetivo de aumentar o número de trabalhadores portugueses naquele organismo. No total, são cinco as sessões de informação, destinadas a jovens profissionais e a profissionais experientes, que vão decorrer na capital portuguesa.
 
Estas sessões de informação, realizadas em inglês, terão lugar em diversas universidades lisboetas, nomeadamente o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), a Nova School of Business & Economics (SBE) e a Universidade Católica Portuguesa, e ainda nos Serviços Centrais do IEFP. Todas serão abertas ao público, embora a participação em qualquer uma delas exija inscrição prévia online. 
 
Ao longo das sessões vão ser abordados temas como as oportunidades existentes no secretariado da ONU e no Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e as possibilidades oferecidas pelo Programa Jovens Profissionais (YPP).
 
Além disso, os participantes poderão aprender como preparar uma candidatura de sucesso no contexto do sucesso da ONU, como preparar-se para uma entrevista com base nas competências exigidas pela organização (através de um exercício prático) e terão hipótese de colocar questões e esclarecer dúvidas.

Oportunidades para profissionais de diversas áreas

 
Segundo o site de Carreiras Internacionais da União Europeia (UE), o sistema da ONU “carece em particular de candidatos com perfil médio (mais de 5 anos de experiência profissional específica) e elevado (mais de 15 anos de experiência) em matérias muito diversificadas”.
 
Entre estas matérias estão auditoria, administração de recursos humanos e orçamentais, conferências e assuntos linguísticos, economia e assuntos eleitorais, além das engenharias, tecnologias de informação e comunicação, gestão da informação, logística e contratos, gestão de programas e projetos.
 
A ONU procura ainda especialistas em segurança, assuntos humanitários, legais e políticos, Direitos Humanos, administração pública, informação pública e meios de imprensa, “rule of law”, assuntos sociais, estatísticas e cartografia, acrescenta o site. 
 
Nas perspetivas específicas do secretariado da ONU e do UNFPA, a busca dirige-se a candidatos com competências em matéria de aviação, cartografia, demografia, biblioteconomia, população e desenvolvimento, saúde pública e reprodutiva, aviação, medicina, cuidados médicos maternais, economia da saúde, questões de género, HIV-sida, supervisão e avaliação. 
 
Para os jovens profissionais, as melhores oportunidades residem no programa “Young Professionals Program”, que se constitui como uma forma de acesso a uma carreira na Organização, efetuado através de um exame de admissão, o NCRE – National Competitive Recruitment Examination.
 
Como o Boas Notícias adiantou no início do mês, este ano, as candidaturas a este exame estão a decorrer em duas fases: entre 3 de Junho e 1 de Agosto para as áreas de Administração, Finanças e Informação Pública e entre 8 de Julho e 5 de Setembro para as áreas de Assuntos Jurídicos e Estatística. 
 
Clique AQUI para conhecer os horários das sessões de informação e para consultar os links para os formulários de inscrição. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub