Mundo

ONU celebra Dia de Mandela

No próximo dia 18 de julho, a ONU celebra em todo o mundo o Dia de Nelson Mandela, precisamente na data em que o Prémio Nobel da Paz sul-africano comemora o seu 92º aniversário. A efeméride foi instituída em 2009, como forma de celebrar a paz e a lib
Versão para impressão
No próximo dia 18 de julho, a ONU celebra em todo o mundo o Dia de Nelson Mandela, precisamente na data em que o Prémio Nobel da Paz sul-africano comemora o seu 92º aniversário. A efeméride foi instituída em 2009, como forma de celebrar a paz e a liberdade mundiais.

Esta é a primeira vez que a ONU dá este tipo de reconhecimento a uma personalidade, justificado pela dedicação do ex-presidente sul-africano “ao serviço da Humanidade na resolução de conflitos, nas relações entre etnias, na promoção e proteção dos direitos humanos, na igualdade entre os sexos e nos direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis”, explica uma nota da entidade.

As comemorações têm, este ano, o seu centro em Madrid, envolvendo atividades que vão desde o desporto, à cultura e às artes.

Relembrando a luta de Mandela contra o regime segregacionista apartheid, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, a propósito da celebração, que Mandela é um “exemplo vivo dos principais valores das Nações Unidas” e “um cidadão global exemplar”.

Saiba mais sobre as celebrações do Dia de Mandela aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório