Ambiente

ONG recolhe cabelos para limpar maré negra

Salões de cabeleireiro e criadores de gado do mundo inteiro estão a recolher cabelo e pelos de animais para ajudar na operação de limpeza do petróleo que, há vários dias, alastra no Golfo do México devido à explosão de plataforma da BP, noticia a BBC
Versão para impressão
[Foto: Matter of Trust]

Salões de cabeleireiro e criadores de gado do mundo inteiro estão a recolher cabelo e pelos de animais para ajudar na operação de limpeza do petróleo que, há vários dias, alastra no Golfo do México devido à explosão de plataforma da BP, noticia a BBC.

Ao receber o cabelo e o pelo a organização não governamental [ONG] Matter of Trust, responsável por esta ação, coloca o material dentro de meias de nylon formando rolos que depois utiliza para absorver o óleo espesso que se aproxima de praias como as de Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. Também é possível contribuir com outros materiais como lãs e fios de nylon.




No seu site, a Matter Of Trust explica que o cabelo e os pelos são materiais extremamente eficientes na absorção de todos os tipos de óleo, incluindo o petróleo, além de serem biodegradáveis. A organização explica que cada folículo tem grande área de superfície, à qual o óleo adere.

Cerca de 370 mil salões aderiram à campanha, segundo a ONG. O Brasil também está a contribuir com doações, coordenadas a partir de uma página na rede social Facebook. Segundo a Matter of Trust, sediada em San Francisco, na Califórnia, cerca de 200 mil quilos de cabelo e pelos estão a chegar à sua sede todos os dias.

Várias soluções têm sido sugeridas para estancar o vazamento de crude e recolher o petróleo que desde o dia 22 de abril se espalha ao longo do golfo do México. Milhares de trabalhadores e voluntários trabalham dia e noite para limpar o crude. Ao todo, dez navios da guarda-costeira e mais de mil pessoas em 76 embarcações estão envolvidas nas operações de limpeza.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório