Sociedade

ONG leva Net e PCs às montanhas da Argentina

Um grupo de professores, médicos e especialistas em tecnologias levou equipamento de ligação à internet e computadores até 23 escolas de uma área remota do norte da Argentina. Devido à falta de estradas naquela região montanhosa, o transporte do mate
Versão para impressão
[DR: Fundação Aprendiendo Bajo la Cruz del Sur]

Um grupo de professores, médicos e especialistas em tecnologias levou equipamento de ligação à internet e computadores até 23 escolas de uma área remota do norte da Argentina. Devido à falta de estradas naquela região montanhosa, o transporte do material foi feito através de mulas, relata a BBC Brasil.

O grupo faz parte da Fundação Aprendiendo Bajo la Cruz del Sur (Aprendendo Abaixo da Cruz do Sul) e a província beneficiada é a de Jujuy. As escolas ficam numa região conhecida como Quebrada de Humahuaca [na foto], muito fustigada pelo frio e clima seco.

Duas das escolas, as escolas Loma Larga e Alonso Mayo, encontram-se a mais de 3 mil metros acima do nível do mar. Os animais foram a alternativa de transporte mais eficiente para estas escolas com fracos acessos rodoviários.

A caminhada Loma Garga durou 14 horas e o percurso até à escola mais alta da montanha, a Alonso Mayo, a 4 mil metros acima do nível do mar, demorou 10 horas contou à BBC Brasil a presidente da Fundação, a professora com especialização em novas tecnologias da educação, Claudia Gomez Costa.

A caravana durou, no total, mais de uma semana e contou com cinco mulas e seis burros, além da ajuda de moradores.

Esta ONG surgiu em 2004 e já instalou antenas em 75 instituições de ensino e parques em todo o país. As antenas de internet são instaladas em cada escola ou agrupamento de escolas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório