Saúde

Oncologia: portuguesa ganha bolsa internacional

Com apenas 23 anos, a investigadora Eliana Barros ganhou uma bolsa de Doutoramento que lhe vai permitir estudar o cancro de mama com um dos maiores especialistas mundiais em Oncologia. Paul Harkin irá acompanhar Eliana num estudo de quatro anos a ser
Versão para impressão
Com apenas 23 anos, a investigadora Eliana Barros ganhou uma bolsa de
Doutoramento que lhe vai permitir estudar o cancro de mama com um dos
maiores especialistas mundiais em Oncologia. Paul Harkin irá acompanhar
Eliana num estudo de quatro anos a ser desenvolvido no Centro de
Investigação do Cancro e Biologia Celular da Universidade de Queen’s, em
Belfast, Irlanda do Norte.

As alterações do gene BRCA1 que afetam a resposta das células do cancro de mama à quimioterapia – uma descoberta feita pelo Professor Paul Harkin – é o principal ponto da investigação onde Eliana vai agora trabalhar.

Em comunicado, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da qual Eliana é ex-aluna, afirma que “os testes aos tumores para verificar se o BRCA1 funciona corretamente são uma ferramenta poderosa para que os médicos decidam que tipo de quimioterapia devem usar em cada doente”.

Eliana Barros foi premiada como melhor aluna da Licenciatura em Genética e Biotecnologia e do Mestrado em Genética Molecular, Comparativa e Tecnológica. A sua dissertação final foi avaliada em 19 valores.

Natural de Vila Real, Eliana diz à agência Lusa que ter ganho a bolsa de investigação “é um sonho tornado realidade”, tendo como orientador “uma referência mundial nesta área”, o Professor Paul Harkin.  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório