Cultura

O Portugal de Saramago no Huffington Post

O documentário "José & Pilar" serve de pretexto para um artigo do Huffington Post sobre o Portugal de Saramago.
Versão para impressão

O documentário “José & Pilar”, que esteve recentemente em exibição nos EUA, serve de pretexto para um artigo da jornalista Olivia Katrandjian, publicado este domingo no jornal online Huffington Post, sobre o Portugal de Saramago.

Depois de ver o documentário do realizador Miguel Gonçalves Mendes e de ler vários livros do autor, Olivia Katrandjian decidiu viajar até Portugal para visitar os sítios que marcaram a vida e a obra de Saramago.

O breve roteiro da reportér arranca no convento de Mafra, pano de fundo ao amor entre Blimunda e Baltasar no romance “Memorial do Convento”. Um edifício que a jornalista descreve como sendo “neoclássico”, dando destaque à “bela biblioteca com mais 40.000 livros raros”.

A paragem seguinte é a terra natal de Saramago, a Azinhaga, no concelho da Golegã. Aqui, a “casa onde nasceu o escritor foi transformada num pequeno museu com uma livraria que vende os romances de Saramago em várias línguas”, sublinha a jornalista.

O hotel Bragança, agora remodelado e batizado de LXBoutique, em Lisboa, onde decorre grande parte da ação de “O ano da morte de Ricardo Reis”, é o terceiro destino da jornalista que descreve o hotel como um “estabelecimento pequeno e moderno (…) perto do rio Tejo e a poucos passos do boémio Bairro alto”.

A Casa dos Bicos, sede da jovem Fundação Saramago à frente da qual estão enterradas as cinzas do escritor, e o Mosteiro dos Jerónimos, de onde parte a personagem principal da obra “Viagem do Elegante”, encerram este roteiro temático pelo Portugal de Saramago.

No final do artigo, uma leitora comenta: “excelente artigo, não tinha ideia que ele (Saramago) era de Portugal”. Pode ser que este roteiro contribua para esclarecer o público norte-americano sobre a vida e obra do Nobel da Literatura.

Clique AQUI para aceder ao artigo publicado no Huffington Post.

[Notícia corrigida a 25/01/2012 às 09h50]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório