Inovação e Tecnologia

Novo fato flexível funciona como exo-esqueleto

Inicialmente a investigação surgiu como um desafio para aumentar a carga que os soldados norte-americanos conseguem transportar no corpo. Mas agora, o novo exo-esqueleto SuperFlex é apresentado como uma alternativa para as pessoas com lesões ou com p
Versão para impressão
Inicialmente a investigação surgiu como um desafio para aumentar a carga que os soldados norte-americanos conseguem transportar no corpo. Mas agora, o novo exo-esqueleto SuperFlex é apresentado como uma alternativa para as pessoas com lesões ou com pouca mobilidade. 
 
A maior diferença entre este exo-esqueleto (que na realidade é mais um fato do que outra coisa) e outros projetos semelhantes é que o SuperFlex é, como indica o nome, extremamente flexível o que o torna muito confortável de usar. 
 
A empresa que está a desenvolver o equipamento, a SRI International, explica, no seu site oficial, que o novo fato permite aumentar a força do corpo até 200 vezes.
 


Feito de um polímero eletroativo muito fino e flexível, o SuperFlex imita o funcionamento dos músculos, detetando através de sensores o local onde precisa atuar. Os seus músculos artificiais ativam-se ou desativam-se quando sentem a corrente elétrica. Isso significa que as baterias têm uma duração mais prolongada, já que, quando não é necessário, o fato não gasta energia.
 
O fato está desenhado para ficar colado ao corpo, reforçando a força das pernas, dos braços e do tronco, sendo que só atua em função da força extra que o corpo precisa. Ou seja, o SuperFlex funciona de forma inteligente compensando apenas as falhas do corpo humano.
 
Um idoso com mãos trémulas, um soldado que precise de transportar equipamento pesado, um paciente a recuperar de uma lesão ou qualquer pessoa com pouca mobilidade poderá tirar partido desta solução. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub