Saúde

Novo dispositivo reduz complicações dos partos

NULL
Versão para impressão
Inspirado num truque simples mas engenhoso – que consiste em tirar uma rolha do fundo de uma garrafa usando apenas um saco de plástico e a força do ar – o argentino Jorge Odón desenvolveu uma nova técnica que pode ajudar a salvar a vida de mulheres durante o parto, principalmente em zonas rurais ou com serviços de saúde precários.

A nova invenção – fácil de aplicar e com custos muito reduzidos – pode evitar que as mães morreram de hemorragia pós parto e impedir a transmissão de doenças como o HIV, entre mães portadoras e os seus filhos.

A técnica exige apenas a utilização de dois sacos de plástico com uma ventosa e já foi aplicada com sucesso em 11 partos.

A sua comercialização conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde, do médico argentino Javier Schvartzman (que patenteou e aperfeiçoou o método), do Centro de Educação Médica e Investigações Clínicas da Argentina e do Fundo Tecnológico Argentino.

“É um dispositivo pensado para facilitar o parto durante o chamado 'período expulsivo prolongado', que é quando as mulheres – apesar de terem a máxima dilatação – não conseguem produzir o parto”, explica Hugo Krupitzi, um dos investigadores do projeto, ao jornal argentino La Nacion.

Clique AQUI para ver uma reportagem da BBC Brasil sobre este método.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório