Saúde

Novo composto torna dentes à prova de cárie

Dois cientistas chilenos criaram um composto capaz de tornar os dentes humanos à prova de cárie. A invenção partiu da descoberta de uma molécula que elimina totalmente as bactérias que degradam o esmalte dentário e deixa a boca limpa em 60 segundos.
Versão para impressão
Dois cientistas chilenos criaram um composto capaz de tornar os dentes humanos à prova de cárie. A invenção partiu da descoberta de uma molécula que elimina totalmente as bactérias que degradam o esmalte dentário e deixa a boca limpa em apenas 60 segundos. 
 
Erich Astudillo, da Universidade de Santiago, no Chile, juntou-se a José Córdova, da prestigiada Universidade de Yale, nos EUA, para criar o composto, baseado numa molécula que batizaram “Keep 32” em homenagem aos 32 dentes que formam a arcada dentária.
 
Esta molécula extermina a bactéria “streptoccocus mutans”, que transforma o açúcar em substâncias prejudiciais para os dentes, permitindo evitar a sua degradação antes que esta comece a acontecer.
 
Em declarações ao jornal chileno Diario Financero, Erich Astudillo, diretor executivo da Top Tech Innovations, que está a financiar o projeto, explica que o composto inovador “poderá ser incorporado em pastilhas elásticas, mas também em produtos como pastas de dentes, enxaguantes bucais ou fio dental”.
 
Desta forma, qualquer produto de proteção dentária poderá tornar-se um “super agente de limpeza”, com capacidade para eliminar a principal causa da formação de cáries. No futuro, os seus criadores acreditam até que o composto pode vir a ser adicionado a determinados alimentos para impedir que as bactérias danifiquem os dentes enquanto se come.
 
O produto tem sido testado nos últimos sete anos e os seus mentores preparam-se agora para passar aos ensaios clínicos em humanos. Segundo Córdova e Astudillo, o composto poderá chegar ao mercado nos próximos 18 meses, sendo o propósito dos especialistas  vender a patente a uma grande empresa na área da higiene pessoal.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório