Fitness & Bem-estar

Novo Caminho Português de Santiago parte de Viseu

A data de inauguração do Caminho Português Interior de Santiago aproxima-se: a partir do dia 24 de Abril os peregrinos podem trilhar cerca de 206 quilómetros num trajeto que parte de Viseu e cruza oito concelhos do interior do país.
Versão para impressão

A data de inauguração do Caminho Português Interior de Santiago aproxima-se: a partir do dia 24 de Abril os peregrinos podem trilhar cerca de 206 quilómetros num trajeto que parte de Viseu e cruza oito concelhos do interior do país.

Alguns dos objetivos do projeto intermunicipal de marcação e dinamização do Caminho Português Interior de Santiago são ampliar a rede internacional de Caminhos de Santiago e aumentar os visitantes no interior.

O novo caminho, que parte de Viseu, vai desembocar, na fronteira com Espanha, ao quilómetro 179 da Via da Prata (rota que atravessa o oeste de Espanha de Norte a Sul).

O peregrino pode andar, no total, cerca de 385 km até Santiago, dos quais 205,8km em solo português, designadamente pelos concelhos de Viseu (35,5km), Castro Daire (36,6km), Lamego (28,8km), Peso da Régua (3,7km), Santa Marta de Penaguião (15,3km), Vila Real (22,9km), Vila Pouca de Aguiar (24,8km) e Chaves (38,2km).

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, demonstrou a sua satisfação com a integração do projeto sublinhando que o município é um “local agregador de várias vias de comunicação” que ali se entrecruzam.

Para apoio e segurança do caminheiro, foram assinalados 10 albergues, dos quais seis são definitivos. O percurso está também orientado por setas amarelas.

A constituição da rota tem por base a publicação “Caminhos Portugueses de Peregrinação a Compostela – itinerários portugueses” do autor Arlindo Cunha, que sugere nove jornadas ao longo de caminhos tradicionais.

O traçado que delimita o trajeto tem ainda utilização, no sentido inverso, como caminho de peregrinação a Fátima.

A cerimónia de inauguração, no dia 24 de Abril, contará com a presença dos autarcas envolvidos no projeto.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório