Saúde

Nova terapêutica contra cancro da próstata

Provenge é o nome da nova terapêutica celular aprovada pela autoridade norte-americana do medicamento na luta contra os cancros avançados da próstata.
Versão para impressão
Provenge é o nome da nova terapêutica celular aprovada pela autoridade norte-americana do medicamento na luta contra os cancros avançados da próstata.

Este medicamento destina-se a tratar cancros da próstata que se espalharam a outras áreas do corpo e que são resistentes às terapias hormonais convencionais.

O Provenge usa o próprio sistema imunitário do doente e que segundo o chefe do serviço de investigação clínica do Instituto do Cancro Dana-Farberer, Philip Kantoff, em declarações à agência Lusa, “as imunoterapias contra o cancro que utilizam o próprio sistema imunitário do doente vão provavelmente criar um novo paradigma dos tratamentos anticancro”.

Provenge foi utilizado em ensaios clínicos em 512 pacientes com cancro da próstata com metástases e que mostravam resistência à quimioterapia.

Os pacientes tratados com Provenge acabaram por viver mais 4,1 meses do que os restantes.

Durante este período de testes o medicamente mostrou causar como efeitos secundários fadiga, febre, náuseas, dores de cabeça e das articulações foram alguns dos efeitos secundários detetados, ainda que na maioria dos casos ligeiros ou moderados, ressalva a autoridade norte-americana do medicamento como foi ressalvado pela autoridade norte-americana do medicamento.

No caso português o cancro da próstata é um dos mais frequentes entre os pacientes masculinos.

Até ao momento o Provenge não é comercializado na Europa, não havendo indicação de data para a sua venda no território europeu.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório