Inovação e Tecnologia

Nova tecnologia permite manipular objetos à distância

Graças à criação daquilo que batizou de 'píxeis sólidos', o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, conseguiu criar uma tecnologia que permite manipular objetos à distância, bem como reproduzir, em tempo real e em formato 3D, a forma de
Versão para impressão
Graças à criação daquilo que batizou de ‘píxeis sólidos’, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, conseguiu criar uma tecnologia que permite manipular objetos à distância, bem como reproduzir, em tempo real e em formato 3D, a forma de objetos.

Tal como é demonstrado no vídeo abaixo, recorrendo à tecnologia Kinect (um sistema desenvolvido pela Microsoft que permite que consolas ou computadores consigam ler à distancia os movimentos dos utilizadores) o MIT conseguiu criar um ecrã, batizado de inFORM, capaz de criar formas dinâmicas e reais transformando a forma ou o movimento de objetos e pessoas em reproduções a três dimensões. 
 

Isso significa que um utilizador poderá tocar e manipular um objeto, por exemplo uma maçã como se vê no vídeo, mesmo que este se encontra distante de si. Isto porque o inFORM transforma e reproduz numa versão 3D os movimentos das mãos reais do utilizador. 


Contudo, a maçã é apenas um exemplo das possibilidades deste sistema, já que, de acordo com informação avançada online pelo microsite do MIT 'Tangible Media Group', o inFORM poderá ser muito útil na área da medicina cirúrgica, da geografia, do design, da arquitetura ou em qualquer outra área em que seja importante ter a noção do volume dos objetos.

Além disso, o inFORM poderá permitir que, a partir de agora, os utilizadores de impressoras 3D prevejam o resultado final dos seus projetos, antes de os imprimir, o que vai resultar numa poupança significativa de custos.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub