Cultura

Norueguês cria instrumentos musicais de gelo

Há cerca de dez anos, após ter dado um concerto atrás de uma cascata de água gelada, o norueguês Terje Isungset teve a ideia de produzir sons a partir de gelo. Hoje, acompanhado da vocalista Lena Nymark e dos instrumentos de gelo que ambos criaram, o
Versão para impressão
[Fotografia: Bjørn Furuseth]
Há cerca de dez anos, após ter dado um concerto atrás de uma cascata de água gelada, o norueguês Terje Isungset teve a ideia de produzir sons a partir de gelo. Hoje, acompanhado da vocalista Lena Nymark e dos instrumentos de gelo que ambos criaram, o músico corre o mundo com os seus “Ice Concerts”.

Terje e Lena trabalham juntos há anos e especializaram-se na criação de música a partir de instrumentos gelados, entre os quais se contam a harpa e vários instrumentos de percussão – um dos mais curiosos assemelha-se a um xilofone.

“É muito inspirador poder produzir música a partir do recurso mais importante do planeta: água. Água limpa e pura de um lago ou de um rio”, conta o músico à revista britânica Wired.

“Por outro lado, o gelo restringe aquilo que se pode, concretamente, fazer. Mas essas limitações podem ter um impacto muito positivo na música. Neste caso, o som do gelo e o clima são as condicionantes fulcrais. De certa forma, a Natureza determina tudo”, acrescenta Terjan.

Em cada atuação, os instrumentos são únicos; o facto de se derreterem facilmente na interação com os músicos, faz com que seja preciso fabricar novas peças para tocar.

O próximo concerto deste original duo de músicos tem lugar este fim de semana, em Londres, no palco da Somerset House.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub