Sociedade

“Newsweek”: Portugal é o 27º melhor país do mundo

A revista norte-americana "Newsweek" elaborou uma lista dos 100 melhores países do mundo classificando-os em cinco categorias distintas: educação, saúde, qualidade de vida, dinamismo económico e ambiente político. Portugal ocupa o 27º lugar nesta lis
Versão para impressão
A revista norte-americana “Newsweek” elaborou uma lista dos 100 melhores países do mundo classificando-os em cinco categorias distintas: educação, saúde, qualidade de vida, dinamismo económico e ambiente político. Portugal ocupa o 27º lugar nesta lista liderada pela Finlândia.

Neste ranking dos melhores países do mundo que demorou meses a completar e contou com a colaboração de especialistas e um vencedor do Prémio Nobel, a revista Newsweek disponibiliza uma análise específica destes dados e permite comparar dados entre países.

“Se nascesse hoje, que país lhe iria proporcionar a melhor oportunidade de viver uma vida saudável, segura, razoavelmente próspera e com capacidade de ascensão?”. Foi esta  a pergunta que a revista norte-americana Newsweek quis responder.

De acordo com a Newsweek a lista revela-nos dados importantes no nosso mundo. Por exemplo ser um país pequeno e rico é muitas vezes mais favorável.

Os países nórdicos dominam os primeiros dez lugares da lista, depois da Finlândia segue a Suíça, Suécia e em quarto lugar aparece a Austrália para balançar o domínio nórdico que volta a ser reconquistado pelo Luxemburgo e a Noruega, em sexto lugar.

Quanto a Portugal, que aparece no 27º lugar do ranking geral “entalado” entre a Grécia e a Croácia, é nas áreas da saúde e do ambiente político que mais se destaca ocupando o 23.º lugar da lista.

O pior desempenho nacional diz respeito ao dinamismo económico, no qual surgimos em 42.º lugar. Em relação ao crescimento produtivo, é de 21,8 dólares por pessoa – o de Singapura, país que ocupa a primeira posição neste indicador, é de 50,3.

No ultimo lugar desta lista aparece o Burkina Faso.Para consultar o ranking completo da Newsweek e ter acesso a todos os dados faça-o clicando aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório