Desporto

Natação: Medalha de prata portuguesa no Europeu

Arseniy Lavrentyev conquistou, no passado domingo, para Portugal, a medalha de prata na prova de 25km no Campeonato da Europa de Águas Abertas que decorreu em Piombino, na Itália.
Versão para impressão
Arseniy Lavrentyev conquistou, no passado domingo, para Portugal, a medalha de prata na prova de 25km no Campeonato da Europa de Águas Abertas que decorreu em Piombino, na Itália. O nadador, nascido na Ucrânia mas naturalizado português em 2008, obteve um resultado histórico para a natação nacional ao garantir a primeira medalha para o país na disciplina de Águas Abertas e a quarta na história da modalidade.
 
Lavrentyev ficou em segundo lugar na prova, com o tempo de 5:04:05.4, posicionando-se apenas atrás do búlgaro Petar Stoychev que, com 5:04:02.3, assegurou o ouro. O francês Axel Reymond (5:04:06.3) completou o pódio, levando para casa a medalha de bronze.
 
De acordo com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), o internacional luso ocupava o 14º posto na primeira volta, tendo subido para 11º na segunda, posição que manteve. Na quarta passagem caiu para 13º e, a partir da quinta volta, começou a subir: primeiro de 9º para 5º e, depois, para 3º.
 
Tendo lutado pelo ouro “até à última braçada”, sublinha a FPN, Lavrentyev acabou por se sagrar vice-campeão europeu, numa prova em que participaram 22 nadadores, cinco dos quais não terminaram.
 
O atleta, que representou Portugal pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, afirmou que a conquista da prata é “um sonho realizado”, mostrando-se ainda incrédulo com o feito no final da prova. “Eram 22 nadadores muito fortes e a prova apresentava-se muito competitiva. Pensei que poderia ficar nos seis primeiros, mas quando entrei na 9ª volta acreditei na medalha”, confessou.
 
“[Dedico o troféu] a toda a minha família, à minha esposa, ao meu treinador e a todas as pessoas que acreditaram em mim e me ajudaram ao longo da minha carreira”, acrescentou ainda o nadador que, após ter estado em Londres nos Olímpicos de 2012, vai agora “para Paris em lua-de-mel”.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório