Ambiente

Nascimento raro de panda gigante registado em vídeo

O Jardim Zoológico de Taipé, em Taiwan, celebrou, este sábado, o nascimento de uma nova cria de panda gigante. O momento raro em que a fêmea Yuan Yuan deu à luz, depois de ser submetida a inseminação artificial, ficou registado em vídeo.
Versão para impressão
O Jardim Zoológico de Taipé, em Taiwan, celebrou, este sábado, o nascimento de uma nova cria de panda gigante. O momento em que a fêmea Yuan Yuan deu à luz, depois de ser submetida a inseminação artificial, ficou registado em vídeo, o que torna o episódio ainda mais raro.
 
Yuan Yuan e o seu parceiro, Tuan Tuan, tornaram-se as estrelas do zoo depois de terem chegado a Taipé, vindos da China, no final de 2008, com o objetivo de melhorar as relações bilaterais entre os dois países, estimulando, ao mesmo tempo, a reprodução de uma espécie em vias de extinção.
 
Durante alguns anos, os especialistas esperaram por uma gravidez natural mas, visto que estas situações são raras em cativeiro, o Jardim Zoológico de Taipé acabou por submeter a fêmea de panda gigante a três sessões de inseminação artificial em Março. No final de Junho, esta começou a mostrar sinais de gravidez, para satisfação dos tratadores.
 
“O presidente do governo de Taipé, Hao Lung-bin, tem muito prazer em saber que Yuan Yuan deu à luz com sucesso às 20.05h [de sábado, hora local]”, pode ler-se numa nota oficial das autoridades governamentais de Taiwan, citada pela AFP.

Veja o vídeo do nascimento da cria no Jardim Zoológico de Taipei
 

Por norma, a China costuma apenas “emprestar” os seus pandas e as crias que, eventualmente, nasçam fora do seu território devem voltar para os seus zoos. Porém, neste caso, a Ilha de Taiwan poderá ficar com o bebé, visto que o casal de pandas gigantes foi um presente e não um “empréstimo”.
 
Esclareça-se que a decisão de presentar o governo de Taiwan com os dois pandas foi um gesto simbólico para aproximar a diplomacia dos dois territórios, governados em separado desde o final da guerra civil, em 1949.
 
Neste momento, estima-se que existam menos de 1.600 pandas gigantes em estado selvagem, estando a maioria destes concentrada na província chinesa de Sichuan. Em cativeiro há cerca de 300 animais da espécie, espalhados um pouco por todo o mundo.

Notícia sugerida por Lídia Dinis

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub