Ambiente

Nascem duas crias do Lince Ibérico em Espanha

Duas crias de lince ibérico nasceram no passado fim de semana em La Olivilla, Espanha. Estas são as primeiras crias da temporada a nascer em cativeiro e ganham especial importância numa altura em que esta espécie já ameaçada está a ser atacada por um
Versão para impressão
Duas crias de lince ibérico nasceram no passado fim de semana em La Olivilla, Espanha. Estas são as primeiras crias da temporada a nascer em cativeiro e ganham especial importância numa altura em que esta espécie já ameaçada está a ser atacada por uma doença renal.

Dos 71 linces que integram o programa de proteção da espécie em Portugal e Espanha, pelo menos um terço padece desta infeção renal, segundo refere o jornal espanhol 20minutos.es.  

Os progenitores das pequenas crias agora nascidas chamam-se Dama e Candiles. Dama foi uma das oito que procriaram, das 27 que foram selecionadas. Os técnicos realçam que não é habitual serem tão poucos animais a procriarem, até porque em cativeiro costumam ser mais ativos.

Os profissionais apontam os sucessivos temporais que vêm a acontecer desde dezembro ou a doença renal como alguns fatores para os baixos níveis de procriação desta espécie considerada como a mais ameaçada pela extinção no planeta.

Das oito fêmeas escolhidas para reproduzir este ano uma pertence ao centro de El Acebuche; outras quatro a La Olivilla, na Sierra Morena; outra ao Zoo de Jerez de la Frontera, em Cádiz e as restantes duas ao Centro de Reprodução e Cativeiro de Silves, em Portugal.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório