Ciência

NASA: Satélite norte-americano caiu no oceano

NULL
Versão para impressão
O satélite não comandado que corria o risco de cair em zonas povoadas do nosso planeta, entre a noite de sexta-feira para sábado, caiu por volta das 05:00 (hora de Lisboa), no oceano Pacífico, anuncia a NASA.

Em comunicado, a Agência Espacial Norte-americana informou que o satélite entrou na atmosfera na zona do oceano Pacífico. O local preciso da queda do aparelho ainda não está identificado.

O Atmosphere Research Sattelite (UARS, Satélite de Investigação da Atmosfera Superior) pesava seis toneladas e esperava-se que 26 das suas peças não se desintegrassem durante a reentrada na atmosfera da Terra e atingissem a superfície.

Algumas delas pesam mais do que cem quilos e, segundo os cálculos, poderiam espalhar-se numa área de 800 quilómetros, com um risco de um em 3200 de acertarem e matarem uma pessoa.

Desde dia 12 de Setembro que a NASA envia descrições da situação do UARS. A data da queda estava apontada para sexta-feira, mas os efeitos da actividade solar fizeram atrasá-lo. O UARS estava desativado e sem combustível desde 2005.

Clique AQUI para aceder ao site da NASA que tem acompanhado o UARS.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório